domingo, 21 de março de 2010

Rápido passeio






Faz tempo que penso em “desbravar” a região onde moro, que é conhecida como a Costa do Descobrimento. Nesta semana consegui conhecer uma parte deste roteiro, junto com a Beth, uma boa companheira de viagem. Foi um passeio rápido de apenas dois dias, mas foi muito bom!
Saímos de Trancoso em direção ao norte. Passamos por Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, atravessamos a balsa e logo chegamos a Santo André. Foi nossa primeira parada. Um belo lugar, bem sossegado. Como saímos meio tarde de Trancoso, pois a saída foi meio de improviso, já era mais de uma hora e a “fome” tava pegando e a primeira providência foi parar num restaurante. Escolhemos um junto à beira do rio, com uma vista magnífica. Comemos um delicioso dourado grelhado com ervas, acompanhado de uma saladinha e regado com um bom bate-papo.
Depois de um agradinho para o estômago, demos uma voltinha pela vila e fomos conhecer o atelier Leila Tassis onde se faz um belo trabalho de reciclagem usando folhas de bananeira e papéis descartados. Vimos mais trabalhos artesanais em algumas lojinhas interessantes e degustamos umas cocadinhas deliciosas...Demos um pulo na praia e...
Mais um pouco de estrada. Passamos direto por Santo Antonio, Guaiú, Mogiquiçaba e nosso destino foi Belmonte.
Como já estava começando escurecer, fomos a procura de uma pousada para passar a noite. Depois de caminhar bastante, encontramos um lugar gostosinho, com um preço super bom. Tomamos um bom banho e depois saímos para dar mais uma voltinha pela cidade e tomarmos um lanche rápido. A cidade é bem tranquila e não tinha muito o que fazer. Mas, lembrei-me dos tempos que era adolescente e que íamos visitar meus avós em Botucatu - As pessoas ficam na porta de suas casas conversando, ainda como antigamente.
Aliás, fiquei admirada com a tranquilidade da cidade! Como poderia ser assim tranquila, tão perto de outra cidade tão agitada como Porto Seguro?!? Apenas 75 Km separam estas duas cidades! Só no dia seguinte foi que me toquei que a estrada terminava onde começava a cidade, ou seja, ninguém passa por lá a não ser que queira mesmo ir para Belmonte! Depois, descobri pela internet que esta estrada asfaltada só foi construída no ano 2000!
Mas acho que a cidade já teve seu auge, pois ela é muito bem projetada, com avenidas largas e retas. E a presença de lindos casarões, que guardam o testemunho da época dos barões do cacau, no final do século XIX. Não entendo muito de estilos arquitetônicos, mas pelo que vi e li são de estilo colonial ao neo-gótico. Pena que alguns deles estão abandonados; muito triste!
A cidade também tem algumas curiosidades, mas vou deixar pra escrever em outra ocasião (breve!).
No dia seguinte, acordamos cedo e já saímos super animadas para mais uma caminhada. Parece que as pessoas têm bons hábitos na cidade, pois vimos muitas pessoas caminhando, correndo pela avenida. Caminhamos até a praia, mas o mar não estava muito bonito e as construções na praia pareciam meio abandonadas! Depois soubemos que faz pouco tempo, o mar invadiu a praia e fez um estrago nas barracas. Nessas épocas de tsunami, deu arrepio de pensar o que seria de Belmonte, se um deles ocorresse na região... Voltamos e atravessamos até a outra ponta da cidade, até a Av. Beira Rio, às margens do Rio Jequitinhonha.
Ah! Estava esquecendo de falar, impressionei-me com a limpeza da cidade, com lixeiras espalhadas em vários pontos. Só joga lixo no chão quem é muito sem educação! Aliás, educação é que não falta aos cidadãos belmontenses! Todos muito educados e prestativos. Deu a sensação de uma cidade bem acolhedora.
Depois de ver muitos prédios antigos e pensar bastante em como teria sido no auge da cidade, fomos até a periferia , conhecer a olaria da dona. Dagmar. Um trabalho muito bonito em cerâmica; mas o mais legal foi conhecer a Celeste! Uma quati danadinha, louca para entrar nas nossas sacolas e roubar alguma coisa interessante.
Voltamos para a pousada, tomamos um banhinho pra refrescar e pegamos a estrada de volta. Demos uma paradinha na pequena vila de Mogiquiçada e conhecemos a praia, perto da foz do rio.
Mais um pouco de estrada, chegamos em Guaiú. A praia é muito aconchegante. Resolvemos almoçar por lá. Paramos numa barraca, onde comemos um dourado muito gostoso, acompanhado de legumes no vapor e uma farofinha bem gostosa. De sobremesa, docinhos de cacau... hum! Delícia!
Depois, demos um pulinho em Santo Antonio e conhecemos a estátua deste Santo, dentro de um haras, no alto de uma montanha, de onde pudemos ter uma vista maravilhosa.
Aí, pegamos a estrada de volta para casa. Foi um passeio muito gostoso!
Foi muito bom conhecer estes locais, saber um pouco mais sobre os costumes locais e apreciar belas paisagens. Só posso torcer para os homens preservarem todas essas belezas naturais ou construídas por outros homens para que muito mais pessoas, como eu e a Beth, possam ter a oportunidade de ver tudo isso! Até o próximo passeio, que deve explorar as regiões mais ao sul de Trancoso (Caraíva e Corumbau!)... aguardem!

Nenhum comentário:


Adoro os felinos... esta foto foi feita durante o passeio pelo Zoológico!

"Os espaços, um a um, deveríamos com jovialidade percorrer, sem nos deixar prender a nenhum deles...". - Hermann Hesse -

"Não gaste impensadamente os seus dias na pregação desesperada de princípios renovadores que você tem dificuldades de abraçar. Corrijamos em nós o que nos aborrece nos outros e Jesus fará o resto pela felicidade do mundo inteiro". - Bezerra de Menezes - psicografia de Francisco Cândido Xavier

Sombra!

Sombra!
Realmente, depois que o Estopa se foi, a Fufi mudou alguns hábitos... além de ter mais curiosidade pela parte externa da casa, agora ela fica muito atrás de mim, sempre me fazendo companhia. Na foto, ela está no meu colo enquanto estou no atelier costurando!!!!