quinta-feira, 8 de outubro de 2009

De volta às origens: Mudança radical!

Sair da tranquilidade de Trancoso e viver uns dias em São Paulo, na esquina da av. Paulista com a Brigadeiro Luís Antônio, é uma mudança e tanto! Passei 21 dias num ritmo totalmente diferente do que estou acostumada... Teve dias que fiquei até meio atordoada e no final do dia pintava um certo cansaço e um leve mau humor... Muita informação, muito movimento, muito barulho!!!
Não que minha vida em Trancoso seja parada, monótona, muito pelo contrário. Aqui tenho sempre coisas para fazer, ao contrário do que algumas pessoas pensam... Perguntaram se eu não estava entediada de morar numa cidade pequena! Imagine!
Aqui temos uma vantagem – é que podemos aproveitar melhor o tempo, já que não o perdemos tanto dentro de um carro, ou qualquer outro meio de transporte. Ouvi um comentário de uma amiga de lá: – “Hoje, trabalho menos, mas gasto muito mais tempo no trânsito”... e isso era uma das coisas que mais me incomodava quando morava lá!
Tirando esse incômodo, São Paulo é uma cidade fantástica. Adoro tudo o que ela tem pra oferecer, é um lugar para o qual quero voltar sempre, mas, definitivamente, não quero viver no ritmo dela...
Qual cidade que tem ruas especializadas - uma para noivas, uma para chefs, uma de ferramentas, uma que vende tudo no atacado, uma com muitas lojas de móveis e instrumentos musicais..., enfim, encontra-se praticamente de tudo nesta cidade, é só ter paciência de procurar!!!
Nesses dias, andei muito pela cidade, muito mais do que estava acostumada a fazer, já que quando morava nela, evitava circular por vários lugares, justamente para não “perder” tempo no trânsito. A localização da minha morada em Sampa, facilitou bastante minha movimentação, já que tinha várias possibilidades de deslocamento... usei muito o metrô, que agora com tantas linhas integradas facilita muito a vida! Mas também andei muito de ônibus. Evitando os horários de pico de movimento, vai tudo muito bem!
Foi muito bom rever alguns lugares... um passeio pelo Zoológico, uma voltinha no parque Ibirapuera, um passeio pela própria Paulista num domingo à tarde, não podiam faltar... Bairro da Liberdade, exposição de Matisse na Pinacoteca, uma voltinha na Cultura e na Fnac (ai, ai, ai!!!).
Comprei muitas coisas para meus trabalhos de patchwork... – livros, revistas, muitos tecidinhos e materiais novos, pensando nas tendências da moda. Tudo acabou fazendo minha mala mais do que triplicar de peso e tamanho, o que fez com que eu pagasse excesso de bagagem!!! Também fiz dois cursos de feltragem, técnicas que pretendo associar aos meus trabalhos de patch. Aproveitei também para circular por lojas e feiras de artesanato, para ficar por dentro das novidades e ter inspiração para minhas novas criações. Vim com muitas ideias!
Mas o melhor de tudo foi rever alguns amigos! Alguns já estiveram comigo em Trancoso, mas a maioria não encontrava desde que me mudei pra cá... Encontros com muita emoção, carinho e muita comida boa! Ainda bem que fiz muitas andanças pela cidade, senão com certeza teria engordado...!!! Muitos mimos por onde passei! Passem vontade... comidinha especial de tia, bacalhoada da outra tia, um almoço japonês, especialmente preparado para mim (!!!), um jantar com todas as honras...,jantares especiais, cafés da manhã com muita conversa, pizza com amigos, risotos de se comer ajoelhado e imitar não só cachorro, mas todos os bichos que vocês quiserem (rsrsrs!!!). Teve até um dia que comi feijoada... A melhor parte é que poucas vezes comi sozinha! Ah! E os docinhos... sorvetes de todos os tipos, um bolo de chocolate que a cobertura era tão grossa quanto o bolo..., docinhos vindos de Schmidt..., mousse, brownie,... ai, ai, ai! Sem contar que depois de quase 6 meses sem ingerir uma gota de álcool,entreguei-me aos prazeres de algumas taças de vinho, uma batidinha especial, uma deliciosa caipirinha, uma pinguinha porreta... Enfim, muitos prazeres gastronômicos!
Mas, por mais que estivesse curtindo tudo ( e estava mesmo!), a vontade de voltar pra casa e a saudades dos meus peludos aumentava a cada dia! E o dia de voltar, chegou!
Mas, como ainda deixei muitas pessoas queridas em Sampa, penso regressar assim que possível. Beijos a todos paulistas, paulistanos e aqueles que adotaram essa mega metrópole para viver!

Um comentário:

Lucia Fontes disse...

Beijos à nova "bahiana" que adotou Trancoso para viver com seus gatinhos! ;-)


Adoro os felinos... esta foto foi feita durante o passeio pelo Zoológico!

"Os espaços, um a um, deveríamos com jovialidade percorrer, sem nos deixar prender a nenhum deles...". - Hermann Hesse -

"Não gaste impensadamente os seus dias na pregação desesperada de princípios renovadores que você tem dificuldades de abraçar. Corrijamos em nós o que nos aborrece nos outros e Jesus fará o resto pela felicidade do mundo inteiro". - Bezerra de Menezes - psicografia de Francisco Cândido Xavier

Sombra!

Sombra!
Realmente, depois que o Estopa se foi, a Fufi mudou alguns hábitos... além de ter mais curiosidade pela parte externa da casa, agora ela fica muito atrás de mim, sempre me fazendo companhia. Na foto, ela está no meu colo enquanto estou no atelier costurando!!!!