terça-feira, 18 de agosto de 2009

Atitudes de Amor

No último final de semana aconteceu a 1ª Jornada Espírita de Trancoso, organizada pelo Núcleo Espírita Fonte de Luz. O tema do encontro foi Atitudes de Amor – A arte de conviver com o diferente e suas diferenças. Jornada esta que fiquei muito feliz por poder ter participado.

Tudo começou, quando um dia, explorando a rua mais movimentada de Arraial d’Ajuda, encontrei uma loja muito interessante sobre artesanato Africano. O que mais me chamou a atenção foram os tecidos colocados próximos à entrada da loja, de um colorido especial, que me fizeram parar e observar tudo com mais calma; já pensei nos meus patchs com aqueles tecidos... Logo, a pessoa que estava no interior da loja, convidou-me para entrar e observar tudo mais de perto... um perigo! A loja se chama Tombuctu e a pessoa, Humberto. Todas as coisas eram muito bonitas, mas os tecidos eram demais! Acabei escolhendo dois, com muita dificuldade, pois gostei de vários! Enquanto escolhia e o Humberto cortava os tecidos pra mim, começamos conversar sobre a cidade e mudança de tipo de vida. Já não me lembro porque a nossa conversa tomou tal rumo, mas depois de um certo tempo falávamos sobre o Centro Espírita de Trancoso. Ele falou que sua esposa, a Beatriz, fazia parte do grupo e indicou que eu procurasse a Neide.
Coincidências à parte,uns dias antes tinha encontrado a Neide na casa da Lane, minha vizinha, por causa dos gostosos bolos de tapioca que a Neide faz.
Fiquei sabendo que os encontros se realizavam com palestras aos domingos à tarde, e combinei com a Lane de um dia irmos juntas para eu conhecer o lugar. Demorou pra dar certo de eu ir, mas depois que comecei assistir as palestras, não deixei mais de ir, mesmo quando tive visitas em casa, acabei carregando as visitas comigo!
A turma é muito hospitaleira e logo me senti em casa! Aos poucos fui procurando participar mais das atividades. Um trabalho muito bonito que é realizado pelo Núcleo é o “sopão”, organizado todas as quartas-feiras. Os voluntários começam a se reunir às 9 horas da manhã e já começam a descascar e cortar legumes para o preparo da sopa. Além do preparo da sopa, uma das responsáveis pela casa, normalmente a outra Neide (são duas!), preocupa-se com o almoço dos voluntários. Uma comida muito boa que aquece o estômago e o coração de todos. Cada um ajuda o tanto que pode e alguns passam o dia no Núcleo, até terminar todas as atividades. A sopa é distribuída às 3 da tarde e muitas pessoas são abençoadas com esse alimento feito por tantas mãos, inclusive de algumas crianças.

Bem, mas voltando à jornada... Dias antes, a casa já estava na maior agitação com os preparativos para receber tantos convidados. Na sexta-feira, estavam todos ansiosos e a casa ficou muito iluminada, em todos os sentidos.
Foi uma confraternização muito bonita, que reuniu pessoas dos núcleos de Arraial, Coroa Vermelha e Porto Seguro. Difícil dizer qual palestra foi melhor. Todas foram muito bonitas e fizeram refletir muito. Impossível receber tantas informações e não pensar em tudo. Durante a apresentação, os palestrantes soltavam algumas questões fazendo o público se remexer nas cadeiras, fazendo todos repensarem sobre certos conceitos... e participassem ativamente dos questionamentos.
Aqui vão algumas pra você pensar um pouco...
- Você é uma pessoa acessível?
- Você tem cuidados consigo mesmo?
- Você sabe equilibrar seus interesses materiais com os espirituais?
- Você é humilde?
- Você é conhecido por ser rápido em elogiar e vagaroso em condenar?
- Costuma julgar os outros?
- Sabe perdoar os outros e seus próprios erros?
Muitas questões de tirar o sono, não é mesmo?!
Fica difícil colocar no papel o que conclui depois de tantas informações, só sei que ainda estou digerindo tudo, mas de uma coisa eu tenho certeza: foi muito importante ter participado deste encontro.
Para contribuir com as reflexões sobre minha vida, estou lendo um livro espírita sobre a vida de Francisco de Assis, que foi um ser muito iluminado. E como se diz por aí: - quando eu crescer quero ser como ele. Sei que ainda tenho um longo, longo, longo caminho para percorrer, mas tenho procurado dar meus primeiros passos.
Só sei que vindo para Trancoso, estou tentando resolver a 3ª questão, levando uma vida menos corrida e com menos consumismo. Estou tendo uma oportunidade muito grande de caminhar em busca da melhora, auxiliada pelo Núcleo e por algumas pessoas que encontrei por aqui. Que benção!

Nenhum comentário:


Adoro os felinos... esta foto foi feita durante o passeio pelo Zoológico!

"Os espaços, um a um, deveríamos com jovialidade percorrer, sem nos deixar prender a nenhum deles...". - Hermann Hesse -

"Não gaste impensadamente os seus dias na pregação desesperada de princípios renovadores que você tem dificuldades de abraçar. Corrijamos em nós o que nos aborrece nos outros e Jesus fará o resto pela felicidade do mundo inteiro". - Bezerra de Menezes - psicografia de Francisco Cândido Xavier

Sombra!

Sombra!
Realmente, depois que o Estopa se foi, a Fufi mudou alguns hábitos... além de ter mais curiosidade pela parte externa da casa, agora ela fica muito atrás de mim, sempre me fazendo companhia. Na foto, ela está no meu colo enquanto estou no atelier costurando!!!!