segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Recomeços...

Minha mãe era uma “dona de casa” muito ligada em limpeza... não chegava a ser neurótica, mas gostava muito da casa bem limpinha e arrumada. Quando fui morar sozinha, nunca fui tão sistemática quanto ela, mas, à minha maneira, sempre gostei de uma casa bem tratada, já que sou uma pessoa que curte muito ficar em casa!...
Minha mãe dizia que numa casa bem cuidada não se via teias de aranha... é porque ela nunca morou em Trancoso (risos!!!). Aqui, é difícil não encontrar uma teia pela casa, a não ser que se tenha acabado de limpá-la e com todo cuidado!!
Quando me mudei pra cá, vivia num certo conflito com as aranhas... não só pela presença das teias, mas como sou alérgica a picadas de insetos, ficava com receio que alguma delas pudesse me picar...e queria banir todos insetos de dentro da minha casa...Aaaahhhhh!!! Missão impossível!!!!!!!! Não há vassourada e inseticida que dê conta! Aliás, inseticida também não faz minha praia! Quando era pequena já aspirei muito inseticida porque meu pai detestava pernilongos...e ao entardecer a casa da praia se enchia de nuvens densas de inseticida ... coitadinhos dos meus pulmões...!!!!
Bem, mas voltando às aranhas... Aqui, são muitas! De todos os tipos. Agora, desisti de “brigar” com elas, até porque percebi que elas não querem me incomodar! Aliás, posso dizer que tenho uma boa relação com minhas inquilinas e suas teias interessantes.
Tem até uma especial que mora no quintal! Ela tem uma forma bem diferente e faz umas teias perfeitas! Fico impressionada com sua persistência! Ela tece sua teia entre os varais e galhos do pé de hibisco que tenho perto da porta da cozinha. Como voltei de uma viagem de 20 dias em São Paulo, voltei com uma mala cheia de roupas pra lavar e outra de tecidinhos novos para meus patchs (que costumo lavar todos antes de usar), então, foi uma maratona de pendurar roupas no varal esses dias ... e lá estava a Persi (apelido carinhoso de Persistente!) todos os dias recomeçando sua teia, desmanchada pelos ventos, que movem de modo desordenado as roupas e tecidos no varal... E isso porque as teias poderem ser esticadas em até 30 ou 40% de seu comprimento!
Já tentei mudar a Persi de lugar, um que seja mais “estável” e não desmanche a sua teia com tanta facilidade, mas parece que ela gosta de viver perigosamente e fica sempre nos lugares mais difíceis! Ela fica perto da porta da cozinha e quando abro a porta de manhã cedo, a primeira coisa que procuro é a Persi com sua teia maravilhosa...
Um dia quero ser como ela. Assim, obstinada ... Pronta pra recomeçar sempre, mesmo depois de ter visto os sonhos desmoronarem, de ver destruído aquilo que se levou tempos construindo... ter sempre motivação pra recomeçar!!!
É isso aí, Persi! Obrigada pelo exemplo!
Isso até rendeu umas leituras sobre aranhas e suas teias!!!
Veja fotos de teias muito interessantes!

Nenhum comentário:


Adoro os felinos... esta foto foi feita durante o passeio pelo Zoológico!

"Os espaços, um a um, deveríamos com jovialidade percorrer, sem nos deixar prender a nenhum deles...". - Hermann Hesse -

"Não gaste impensadamente os seus dias na pregação desesperada de princípios renovadores que você tem dificuldades de abraçar. Corrijamos em nós o que nos aborrece nos outros e Jesus fará o resto pela felicidade do mundo inteiro". - Bezerra de Menezes - psicografia de Francisco Cândido Xavier

Sombra!

Sombra!
Realmente, depois que o Estopa se foi, a Fufi mudou alguns hábitos... além de ter mais curiosidade pela parte externa da casa, agora ela fica muito atrás de mim, sempre me fazendo companhia. Na foto, ela está no meu colo enquanto estou no atelier costurando!!!!