domingo, 25 de janeiro de 2009

Dia de São Sebastião

Pela primeira vez na minha vida acompanhei uma procissão! Já tinha acompanhado uma romaria, mas procissão não.
Dia 20 foi comemorado dia de São Sebastião e teve muita celebração na cidade!
Três santos foram levados na procissão – São Sebastião, São Brás e São João. O encontro foi na Igreja e antes da procissão sair, o padre fez algumas considerações, pediu para rezarmos um Pai Nosso, uma Ave Maria e depois nos ensinou uns versinhos para serem ditos durante o trajeto. Dizia assim:

Quando Jesus passar (3x), eu quero estar no meu lugar (refrão).
- No meu
telônio ou jogando a rede, sob a figueira ou a caminhar,
Buscando água
pra minha sede, querendo ver meu Senhor passar.
Refrão
- No meu trabalho e
na minha casa, no meu estudo e no meu lazer,
No compromisso e no meu
descanso, no meu direito e no meu lazer,
Refrão
- Nos meus projetos
olhando em frente, no meu sucesso e na decepção
No sofrimento que fere a
gente, sonhando o sonho de um mundo irmão.
Refrão
Com meus amigos, com
minha gente, com quem da vida já se cansou
A semear e a espalhar sementes na
terra onde Deus andou.
Refrão

Lendo parece sem graça, mas quando dito por todas aquelas pessoas reunidas, ficou muito bonito, ganhou muita força! Todos caminhando em igualdade e cantando o mesmo refrão – nativos, turistas de vários lugares, alguns artistas... velhos e jovens entoando a mesma canção...Simples e bonito!
Depois da caminhada, de volta à Igreja, as imagens de São Brás e de São João foram colocadas para dentro, já que a festa era mesmo pra São Sebastião. Sua imagem ficou em frente à Igreja e os festeiros começaram a tocar e dançar num ritmo contagiante.
Um tempo depois, o mastro novo para São Sebastião foi levantado com a ajuda de várias pessoas e a festa continuou... Até que São Sebastião “cansou” e foi colocado para dentro da Igreja. Todos bateram palmas e aos poucos a multidão dispersou...
Viva São Sebastião!

Nenhum comentário:


Adoro os felinos... esta foto foi feita durante o passeio pelo Zoológico!

"Os espaços, um a um, deveríamos com jovialidade percorrer, sem nos deixar prender a nenhum deles...". - Hermann Hesse -

"Não gaste impensadamente os seus dias na pregação desesperada de princípios renovadores que você tem dificuldades de abraçar. Corrijamos em nós o que nos aborrece nos outros e Jesus fará o resto pela felicidade do mundo inteiro". - Bezerra de Menezes - psicografia de Francisco Cândido Xavier

Sombra!

Sombra!
Realmente, depois que o Estopa se foi, a Fufi mudou alguns hábitos... além de ter mais curiosidade pela parte externa da casa, agora ela fica muito atrás de mim, sempre me fazendo companhia. Na foto, ela está no meu colo enquanto estou no atelier costurando!!!!