sábado, 17 de julho de 2010

Meu pé de cotonete!







Quando vim morar em Trancoso um arbusto me chamou a atenção pela cidade, tanto pela cor da parte interna de suas folhas,como também pela suas flores. Justamente quando eu cheguei era inverno e os arbustos estavam em época de floração.
Pergunta daqui, pergunta de lá, soube que as pessoas o chamam de cotonete, o que faz sentido, pois antes das florzinhas abrirem, lembra bem um cotonete.
Fiquei atrás de uma mudinha e consegui uma numa loja de paisagismo em Arraial.
Este ano recebi um presente do meu arbustinho, a floração foi magnífica! Com mais de 15 "chumaços" de cotonetes! Lindo de se ver! Comparem o diâmetro do seu caule, com o do coqueiro ao lado!
Ah! O nome oficial deste arbusto é Clerodendrum quadriloculare é também chamado Clerodendro e sua origem é das Filipinas.
Admirem meu lindo arbustinho!

6 comentários:

Unknown disse...

Acabo de voltar de Cumuruxatiba (passei por Trancoso tb. Paraíso....vi lá esta mesma árvore e me falaram que se chamava "cotonete"..eu achei o nome estranho e não vi a floração...só as folhas verdes com o fundo roxo já me cativaram....dei um google e ...vc me mostra essa maravilha..vou ver se acho em floriculturas por aqui, Minas Gerais...abraços

Joaquim Alves de Oliveira Filho disse...

Olá Silvia, Também fiquei impressionado com esta linda planta que encanta quem tem a oportunidade de vê-la florida. Tenho uma propriedade rural ai bem pertinho de Trancoso à margem do Rio do Frade. De tanto admirá-la resolvi disponibilizá-la para a venda a um preço bem acessível:
Veja o anúncio:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435835626-muda-da-arvore-cotonete-clerodendrum-quadrangularr-3490-_JM
Abraços Joaquim

Unknown disse...

Ganhei uma muda de cotonete mas parece que não tive sorte a dois meses espero que ela brote pois perdeu todas as folhas e vou deixar lá até que ela resolva.sou de Minas

Unknown disse...

Ganhei uma muda de cotonete mas parece que não tive sorte a dois meses espero que ela brote pois perdeu todas as folhas e vou deixar lá até que ela resolva.sou de Minas

Unknown disse...

Uma pena que a floração só acontece uma vez ao ano

Unknown disse...

Após uma belíssima florada, meu cotonete perdeu todas as folhas, está como se tivesse seco...isso é normal??


Adoro os felinos... esta foto foi feita durante o passeio pelo Zoológico!

"Os espaços, um a um, deveríamos com jovialidade percorrer, sem nos deixar prender a nenhum deles...". - Hermann Hesse -

"Não gaste impensadamente os seus dias na pregação desesperada de princípios renovadores que você tem dificuldades de abraçar. Corrijamos em nós o que nos aborrece nos outros e Jesus fará o resto pela felicidade do mundo inteiro". - Bezerra de Menezes - psicografia de Francisco Cândido Xavier

Sombra!

Sombra!
Realmente, depois que o Estopa se foi, a Fufi mudou alguns hábitos... além de ter mais curiosidade pela parte externa da casa, agora ela fica muito atrás de mim, sempre me fazendo companhia. Na foto, ela está no meu colo enquanto estou no atelier costurando!!!!